alertas gnome

Sempre tive um pé na área de infra-estrutura, trabalhei com isso boa parte da minha carreira e ainda tenho algumas manias dessa época. Posso dizer que foi a infra quem me trouxe para o mundo da tecnologia, meus primeiros passos foram ainda em 2013, onde passava as madrugadas entendendo mais sobre o universo Linux.

Um dos meus passa-tempo preferidos era configurar máquinas antigas e deixá-las prontas com um ambiente Linux. Influenciei algumas pessoas a trabalharem com esse sistema inclusive, sempre mexendo nos computadores velhos e trazendo-os à vida com uma boa distribuição enxuta.

damaged

Hoje por exemplo, o meu computador principal é um Notebook da Dell que comprei pela bagatela de R$ 350,00 no OLX. O coitado tava completamente acabado, me levando a crer que a pessoa que era dona do Notebook anteriormente só poderia dormir em cima do Notebook pra deixa-lo no estado em que peguei ele. Pois bem, por míseros R$ 70,00 reais, ajustei o teclado do Notebook e a aparência dele já ficou normal. No entanto o grande problemas desses Notebooks da Dell, nós temos que concordar que é a bateria MALIGNA. Isso por que a Dell de tão escrota que é, não permite que você utilize uma bateria ruim, mesmo que ela ainda funcione. O velho jeitinho de fazer os leigos comprarem peças novas.

A bateria desse notebook foi substituída por uma menos ruim, podemos assim dizer mas no entanto quando ela carrega, o sistema da Dell “desconecta” a fonte de energia, fazendo com que o sistema operacional fique me notificando que a bateria tá conectada/desconectada a cada minuto, após a carga estar completa. Irritante!

Pesquisando encontrei uma solução definitiva para se desativar os sons de notificação do Gnome, achei importante salvar esse informação por aqui para casos futuros. Se o seu notebook está com esse problema, ou você odeia os sons de notificação do Gnome, não tema! Aqui está a solução, basta executar o comando abaixo no seu terminal favorito para desativar todas as notificações de eventos do sistema.

$ dconf write /org/gnome/desktop/sound/event-sounds "false"

Fonte: https://unix.stackexchange.com/questions/444681/how-to-turn-off-alert-sounds-sound-effects-on-gnome-from-terminal