Compose Key

Recentemente comprei um teclado bem pequeno pra tentar ganhar um pouco mais de espaço na minha mesa de trabalho. Logo descobri a falta do velho Pipe, “|”, no teclado. Tentei prosseguir mapeando a tecla com o auxilio do xmodmap porém, isso só funciona em ambientes Xorg e agora com o Gnome no Wayland, não é possível (até onde sei) mapear as teclas com a ajuda do xmodmap. Encontrei a solução no Tweak Settings do Gnome, ativando a Compose Key.

Photo by Juan Gomez on Unsplash

Não conhecia essa função de tecla de composição. Funciona a partir da ativação da função de composição onde o cursor irá aguardar que você digite a combinação de teclas que irá retornar o valor desejado. No meu caso por exemplo, para conseguir retornar o Pipe a combinação é:

v+l

Assim, primeiro entro no modo de composição, logo após apertar a tecla de composição que escolhi que foi o Ctrl Direito, após isso, digito v e depois o l para retornar o “|”, que vale a pena lembrar, não tem essa tecla no teclado e nenhuma combinação de Alt Gr retorna o “|”.

Uma ótima pergunta a se fazer nesse caso é, como vou encontrar as combinações das teclas para me retornar o valor que desejo? Pois é, também não nasci sabendo que a composição de v+l iria dar em “|”. Encontrei isso acessando o link abaixo, com todas as combinações de composição de teclas:
https://www.x.org/releases/X11R7.7/doc/libX11/i18n/compose/en_US.UTF-8.html

Então, se você está enfrentando esse problema também em sua vida, compre um teclado melhor ou faça como eu, use a função de Compose Key.