Desativar IPV6

Dicas Linux

As operadoras já estão aderindo ao IPV6 e isto será uma tendência para o futuro uma vez que o IPV4 já encontra-se escasso, no entanto, ainda é comum encontrarmos falhas de comunicação com alguns serviços e espelhos de repositórios. Se você estiver enfrentando falha de comunicação com seu gerenciador de pacotes porém sua internet está funcionando normalmente, pode estar havendo uma falha de comunicação com sua rede tentando resolver endereços IPV6.

Photo by Thomas Jensen on Unsplash

Hoje fui tentar atualizar o sistema e não havia resolução por parte do gerenciador de pacotes, isso para quem está iniciando a jornada no sistema se torna um pesadelo e acaba ficando aquela sensação “o sistema simplesmente parou de funcionar!”. Na verdade o que ocorre é que as distros GNU/Linux sempre estão caminhando para o futuro e já implementando soluções para o sistema se adequar as mudanças e padronizações futuras, mesmo com o Debian que é um sistema bastante sólido. Acontece que no caso do IPV6 ainda é comum os casos em que o sistema não consegue resolver os espelhos corretamente devido ao resolver das próprias operadoras.

Para contornarmos esse problema, podemos ser um pouco radical e desativar o IPV6. No entanto é importante nos lembrarmos disso no futuro pois provavelmente iremos necessitar ativá-lo novamente. Para prosseguir desativando o IPV6 você pode adicionar a seguinte linha ao final do arquivo /etc/sysctl.conf :


net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1

Feito isso, salve o arquivo e execute o seguinte comando para recarregar as informações junto ao systemd:


# sysctl -p

O argumento -p do comando serve para recarregar as informações de um determinado arquivo, mas se nenhum arquivo é informado, o sysctl irá recarregar as alterações realizadas no arquivo principal, que é o /etc/sysctl.conf.

Feito isso, o IPV6 estará desativado e você poderá prosseguir verificando se agora o gerenciador de pacotes irá resolver os espelhos dos repositórios corretamente. Uma outra dica é, sempre que enfrentar um problema de rede, antes de culpar a operadora ou o sistema, tente ao menos pesquisar o que pode estar ocorrendo.