Opera ffmpeg

Fazia muito tempo que não instalava o Opera e para a minha surpresa, vi que muitas coisas melhoraram nesse navegador que tem fama de ser a vanguarda em inovação. O problema é que em alguns sistemas operacionais mais severos como o Fedora, será necessário realizar alguns ajustes incomuns para que a experiência com o Opera seja completa. Logo de cara percebi que após instalar o Opera, os videos de alguns sites de streaming não estavam sendo reproduzidos.

computador exibindo o navegador Opera
Photo by Panos Sakalakis on Unsplash

Após ter instalado o Opera e ter visto a quantidade de pontos positivos e como o Flow e a simplicidade no bloqueio de rastreamento e de anúncios, decidi que esse será meu navegador pessoal porém, logo percebi que o navegador não estava abrindo alguns videos e verificando a saída de erro no console do inspetor de elementos, pude perceber que o erro estava relacionado a falta de um codec mp4, no caso o ffmpeg. Checando mais à fundo nas libs do Opera, eu vi que a biblioteca está presente, porém mesmo assim, o navegador parece não identificar o codec que já vem nele mesmo.

Para contornar a situação, encontrei algumas soluções incompletas e antigas em alguns foruns. Decidi então compartilhar aqui a solução que encontrei, que é bem simples, apesar de não convencional. Primeiro devemos ativar o repositório RPMFusion free, com o seguinte comando:

$ sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Depois de ter habilitado o RPMFusion free, devemos prosseguir instalando o pacote chromium-libs-media-freeworld.x86_64:

$ sudo dnf install chromium-libs-media-freeworld.x86_64

Esse é o pacote de codecs mp4 do chromium, e criando esse link simbólico para o Opera, o navegador sempre irá utilizar esse Codec, mesmo após atualizações. Para isso devemos remover o codec do Opera para podermos criar o link simbólico:

$ sudo rm /usr/lib64/opera/libffmpeg.so
$ sudo ln -s /usr/lib64/chromium-browser/libffmpeg.so.freeworld /usr/lib64/opera/libffmpeg.so 

Após isso, o Opera conseguirá abrir videos normalmente.

Fonte: https://forums.opera.com/topic/12193/how-to-fix-video-playback-problems-with-opera-32-on-linux-tutorial